Como Colocar Um Bolo Sobre O Outro

Cresci vendo a minha vó materna decorando bolos para seus netos.
E como gosto muito de todo tipo de artesanato e também deculinária é natural que a confeitagem de bolos tenha um lugar especialaqui neste “caderno”.
São apenas algumas poucas receitas, talvez até mesmoalgumas dicas, para eventuais incursões nesta área. Tudo pelo prazer dearrancar sorrisos iluminados e suspiros de deleite.
Meus pais também transformavam seus momentos na cozinha,em minha infância, em momentos de muita harmonia e troca de carinhoconosco.
Isso fez com que a noção de cozinhar como um gesto de amor e carinho ficasse bem enraizada em mim.
Durante certo tempo presenteei pessoas próximas com geleias e bolos em seus aniversários.
Houve um tempo, que pretendo trazer de volta, em que euacordava meus filhos, no dia de seus aniversários, com uma torta nosabor que cada um gostava mais, e refrigerantes.
Neste dia especial, o aniversariante tinha todos os seuspedidos realizados (graças a Deus nunca me pediram nada extravagante),era o aniversariante quem escolhia o menu do dia todo, almoço, lanche ejantar, ja que o café da manhã era o bolo com refrigerante.
Também era o aniversariante quem escolhia a programaçãotelevisiva do dia ou os programas externos que nós faríamos. Neste dia ,o aniversariante não precisava fazer nada, nem mesmo arrumar a sua camaou ir à escola (que me perdoem os educadores, mas era só um dia porano).
O aniversariante também não levava nenhuma bronca e seusirmãos não podiam brigar com ele(a). E todos levavam tudo muito a serio,já que também teriam seu dia de Rei ou Rainha. Era assim quechamávamos.

Por isso, algumas dicas e algumas receitas que guardei emmeus cadernos por anos, aparecerão aqui. Longe de mim pretender fazertutoriais de confeitaria. Mas, quero ter estes detalhes sempre à mãopara criar amor e carinho de açúcar.
Para ver outras receitas de bolos, caldas, recheios e coberturas acesse oÍndice 2.

Como colocar um bolo sobre o outro:

Recorte papelão no formato do bolo que você está preparando.
Forre os 2 lados do papelão com papel laminado.
Decore o bolo que vai ficar por baixo e coloque o papelãodo bolo menor sobre ele, centralizando e marcando com palitos.
Encape 2 ou 3 tubinhos de pvc com papel alumínio (ou use otubo central dos rolos de papel alumínio) e encaixe dentro da áreamarcada com os palitos.
Estes rolinhos sustentarão o bolo. Nesta área espalhechocolate branco derretido ou ao leite, para firmar o bolo superior eevitar que, ao recortar o bolo de cima, o bolo de baixo não afunde.

Pra fazer faixa de chocolate em volta do bolo:

Meça o perímetro total do bolo e corte papel vegetal nocomprimento total e com a largura equivalente à altura do bolo jádecorado.
Tempere chocolate ao leite e faça arabescos sobre o papel.
Tempere chocolate branco e espalhe sobre os arabescos dechocolate ao leite, com cuidado para não desmanchar os desenhos. Espereficar opaco e envolva o bolo.
Deixe endurecer e retire o papel, com cuidado para não quebrar a faixa de chocolate.
Para dar mais charme ao bolo, faça duas faixas, uma delascom 2/3 ou 1/2 da altura da outra. Cole a mais alta e depois de retirado opapel manteiga, cole a segunda faixa.

Para ver outras receitas de bolos, caldas, recheios e coberturas acesse o Índice 2.