Canudinho de Massa de Pastel

Recentemente encontrei, no site de receitas do “Mais Você”, uma receita de canudinho recheado com doce de leite.
A receita muito me interessou porque acho a massa de pastel muito versátil, a apresentação em formas de canudinhos é muito atrativa, para crianças de todas as idades, é prática e rápida de fazer e por ser neutra, pode receber recheios doces e salgados.
E para um fim de sábado em que não queremos o excesso de uma bela pizza, mas queremos algo mais, é uma boa pedida, porque agrada aos olhos e ao paladar.
No site, a massa usada é a em forma de disco com 9 cm de diâmetro, que foi cortada ao meio, mas como eu tinha uma massa maior, com 13 cm, cortei cada disco em 4.
Vou mostrar mais abaixo.

E como esta é a última postagem do ano de 2011, que já vai embora deixando muitas vitorias e poucas saudades, apesar de…, quero desejar a todos que amam este cantinho, uma linda passagem de ano e que 2012 venha com muitas realizações incríveis.

Em 2012, faça a tua própria Corrente do Bem, faça toda a diferença e colha os frutos com alegria.
Experimente!

Ingredientes:

– massa de pastel em discos;
– clara de ovo;
– recheios cremosos doces ou salgados;
– granulados coloridos ou de chocolate ou queijo ralado.

Como já disse acima, no site o disco usado pela equipe do programa foi o pequeno, com 9 cm Ø, então eles cortaram a massa ao meio (imagem 2).
Como eu já tinha em casa a massa de pastel maior, com 13 cm Ø, eu preferi cortar em 4 (imagem 3), até porque eu não gosto de fazer varias camadas de massa de pastel, principalmente se vou assá-la, porque o risco de tostar por fora e ficar um tanto crua no meio é grande. Então prefiro sobrepor a massa o mínimo possível.
E para cortar o mais uniforme possível, usei um palito de churrasco como régua, (imagem 1), o mesmo palito que usei para me ajudar a fechar os canudinhos porque a massa que compramos estava um pouco ressecada, apesar de ter sido fabricada poucos dias antes e estar rigorosamente no prazo de validade do fabricante.

Cortada a massa, pincele clara de ovo em uma das bordas do triângulo (se você cortou a massa em duas metades apenas, aplique a clara de ovo em metade da parte reta deste semicírculo). Feche o cone, sobrepondo o lado sem clara de ovo sobre o lado com a clara e pressionando levemente com o palito de churrasco, para selar.
Em geral, massas de pastel se selam até mesmo com água, mas como a minha massa está muito seca e quebradiça preferi não arriscar e usei a clara.
A parte arredondada da massa fará a “boca” do canudinho e a clara de ovo é a “cola” que vamos usar para evitar que os canudinhos desmanchem durante o cozimento, seja no forno, seja na fritura.
Se você optou por assar os canudinhos, opção mais saudável, coloque-os “em pé”, sobre uma assadeira, sem untar e leve para assar em forno preaquecido, até dourarem.

Retire do forno, deixe esfriar e recheie com recheios doces ou salgados.
Os cones marcados com o nº 1 foram feitos com 1/4 da massa e os marcados com o nº 2 forma feitos com metade do disco, ou seja, com a meia lua.
Os feitos com 1/4 da massa ficaram mesmo mais delicados.

Se você recheou com doces, finalize com granulados coloridos, paçoca, chocolate em pó, coco ralado, … Eu recheei com doce de bananas, o do programa era de doce de leite, mas brigadeiros, beijinhos e ganaches são boas opções.

Se recheou com patês salgados, polvilhas ervas secas ou queijo ralado ou sementes.

FELIZ ANO NOVO!!!!!!!!!!!!!!

Para ver outras receitas de docinhos, doces de cantina e genéricos acesse o Índice 3.